terça-feira, 30 de julho de 2019

5 Benefícios do orégano para a saúde

São vários os benefícios do orégano para a saúde: é antioxidante, previne a osteoporose, melhora a digestão, controla a glicemia, tem poder anticancerígeno e é relaxante.O orégano pertence à família da hortelã (Lamiaceae). A maioria das espécies do gênero Origanum são nativas da zona mediterrânica e todas elas são tratadas como especiaria.



A planta de orégano é composto de folhas pequenas que têm um aroma acre. Estas folhas, que são usadas frescas ou na forma seca, são amplamente utilizadas em diversas cozinhas do mediterrâneo.

Mas, além do uso culinário, esta erva tem sido usada na medicina há milhares de anos.

Tantos anos que se fala de orégano até na mitologia grega, onde se conta que a grama foi criada pela deusa Afrodite, para fazer mais feliz o ser humano.

Com a conquista da Grécia pelos romanos, seu uso se espalhou por todo o Império e os doutores da antiguidade descobriram suas muitas propriedades.

Desde épocas antigas, na medicina popular, a infusão de orégano tem sido utilizada como um auxiliar no tratamento da tosse. O mesmo Hipócrates, um dos biólogos mais importante da história e, o pai da medicina moderna, utilizava o orégano como anti-séptico, bem como uma cura para o estômago e doenças respiratórias.

Um orégano cretense (Origanim dictamnus) é usado ainda hoje na Grécia como um paliativo para a dor de garganta. Os benefícios do orégano conhecidos na antiguidade são poucos comparados com o que a ciência moderna descobriu.

1 - É antioxidante 


O orégano tem alta atividade antioxidante devido a um alto conteúdo de ácidos fenólicos, flavonóides e vitamina E.

Foi encontrado que chega a concentrar até 20 vezes mais poder antioxidantes em comparação com outras ervas, quatro vezes mais do que os mirtilos, 12 a mais do que as laranjas e 42, mais do que as maçãs, diz um estudo do Institute of Food Technologists.

2 - Previne a osteoporose 


O orégano possui uma substância chamada beta-cariofilina (E-BCP), que inibe significativamente a inflamação no corpo e, por isso, também apóia positivamente a osteoporose, aterosclerose e a síndrome metabólica. A diminuição da inflamação traz alívio da dor e cãibras, otimiza os níveis de energia e diminui o risco de doenças degenerativas.

3 - É anti-parasitária e anti-microbiano 


Existem vários estudos sobre a atividade antimicrobiana dos extratos de diferentes tipos de orégano.

Verificou-Se que os óleos essenciais das espécies do gênero Origanum apresentam atividade contra bactérias como Salmonella typhimurium, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Yersinia enterocolitica e Enterobacter controle; Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Listeria monocytogenes e Bacillus subtilis.

4 - Ajuda a digestão 


O orégano é um tônico digestivo, que alivia meteorismos, espasmos gastrointestinais, dispepsias e até mesmo diarréia. No entanto, uma de suas principais virtudes é a de evitar a formação de gases, sendo recomendável após as refeições, especialmente se são abundantes.5 - É anti-inflamatório e analgésico

5 - Acelera cicatrização de feridas


Outra propriedade do orégano é que alivia a dor e acelera a cicatrização de feridas, assim é aconselhável o seu uso, sobretudo na fase de recuperação de uma operação ou de uma doença.

Em ambas as situações, o nosso corpo está em um estado de inflamação aguda, trabalhando duramente para reconstituir todos os tecidos danificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário