domingo, 14 de abril de 2019

Vitamina B6






A vitamina B6, cientificamente chamada de piridoxina, é uma vitamina que faz parte do Complexo B, que atua diretamente no sistema nervoso com o benefício de bem-estar produzindo serotonina. É uma ótima aliada do cérebro, ajuda a regular o sono, existem estudos que ligam a piridoxina no combate ao mal de Parkinson.


A vitamina B6, tem recomendação de consumo em um adulto de 19 a 50 anos, a dose diária aproximadamente entre 1,3 mg, em pessoas idosas e grávidas seu consumo pode ser maior entre 1,8 mg.
Previne malformações no feto e protege a gestante de anemia, para as mamães com recém-nascidos ajuda na produção de leite.

Beneficios

Além de trazer a sensação de bem-estar quando consumida regularmente, a vitamina B6 também traz benefícios para o sistema cardíaco, evitando coágulos e melhorando o funcionamento das artérias, evita a anemia, e melhor a saúde da pele promovendo elasticidade e a melhora em uma pele acneica.


A vitamina B6, transforma proteínas em aminoácidos melhorando o fortalecimento muscular, benéfica para a saúde dos cabelos e do sistema digestivo. É essencial para a saúde ocular, sua regular ingestão pode combater doenças na retina, e alivia as inflamações nas vistas.


É um aliado para a saúde íntima feminina ajuda no controle de estrogênio aliviando os efeitos da menopausa ou da Tensão pré menstrual.

Deficiência

A deficiência da piridoxina é raro, mas quando acontece, a pessoa pode apresentar sintomas como, depressão pela falta de produção de serotonina, anemia já que a vitamina B6 ajuda a produzir glóbulos vermelhos saudáveis, problemas na pele e até convulsões.

Fontes


As fontes de vitamina B6 são principalmente de alimentos de origem animal, como o leite, carne de porco e ovos, porém, também é encontrada em cereais, frutas como a banana, nozes e castanhas e na batata inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário