quinta-feira, 14 de março de 2019

Vitamina K - Para que serve? Onde encontrar?



A vitamina K é um tipo de nutriente lipossolúvel que  é naturalmente produzida pela flora intestinal, mas que também pode ser encontrada em diversos alimentos de origem vegetal. Esse tipo de vitamina ajuda na coagulação na coagulação sanguínea, fortalece os ossos e tem uma série de funções no organismo.


Para que serve a Vitamina K

Fortalece os ossos: ela ajuda na fixação do cálcio, prevenindo a osteoporose, assim como a vitamina B, o fósforo e o magnésio;

Mantém a saúde das veias e artérias: devido o processo de coagulação sanguínea que a vitamina K possui, ela também acaba servindo para fortalecer os vasos sanguíneos, evitando que se rompam;

Ajuda no desenvolvimento dos bebês: por ser essencial na fixação dos ossos, a vitamina K ajuda na formação dos bebês durante a gestação e sua suplementação é recomendada no caso de prematuros para ajudar no desenvolvimento dos órgãos.

Faz a coagulação do sangue: evita que o sangue fique fino, de modo a proteger em caso de acidentes e até mesmo na regulação do fluxo menstrual.

Tipos de vitamina K


A vitamina K1, ou filoquinona, é encontrada naturalmente nas plantas, especialmente vegetais verdes. A versão K1 vai diretamente para o fígado e ajuda-o a manter a coagulação saudável do sangue.

A vitamina K2, também chamada menaquinona, é produzida pela bactéria que line no trato gastrointestinal. O tipo  K2 vai diretamente para as paredes dos vasos sanguíneos, ossos e tecidos, além do fígado.

A vitamina K3, ou menadiona, é uma forma sintética que não recomenda a suplementação. Além disso, é importante notar que a toxicidade ocorreu em bebês que a tiveram injetados durante experimentos médicos.

Alimentos ricos em vitamina K


Para suplementar com vitamina K basta manter a flora intestinal saudável e incluir alguns dos alimentos incluídos na lista, abaixo:
  • Espinafre
  • Brócolis
  • Alface
  • Aspargo
  • Couve-flor
  • Ovo cozido


Nenhum comentário:

Postar um comentário