quinta-feira, 14 de março de 2019

3 Benefícios do café que pouca gente conhece - Confira aqui!

O café  se tornou artigo especial para a vida de muita gente, afinal, há quem diga que o dia só começa depois de uma boa xícara de café. Contudo, no campo médico, os benefícios e malefícios do café par a saúde ainda são muito discutidos, contudo, aos amentes da cafeína a notícia é boa, pois as vantagens são muitas mais do que seus possíveis efeitos negativos no organismo.

Ao todo, estima-se que o café contém mais de 1.000 compostos que podem afetar o seu corpo de maneiras diferentes, e pesquisas ainda sugerem que pode ter um resultado positivo em sua saúde. Confira, abaixo, quais são os principais deles:



1. Proteger contra a diabetes tipo 2


Estudos de todo o mundo mostram consistentemente que um elevado consumo de café está associado a um menor risco de diabetes tipo 2. Um dos estudos mais famosos foi realizado em 2014 por pesquisadores de Harvard e publicado na revista Diabetologica.

Seus resultados mostraram que ao longo de um período de quatro anos, os participantes que aumentaram sua ingestão de café em mais de um copo por dia tinham um risco 11% menor de desenvolver a doença.

Os participantes que diminuíram a ingestão de um copo por dia, por outro lado, mostraram um risco 17% maior de desenvolver diabetes tipo 2.

2. Diminui a incidência de doenças cardiovasculares



De acordo com pesquisadores da Harvard School of Public Health, beber o equivalente a duas onças de café por dia pode oferecer proteção contra insuficiência cardíaca.

Dados de vários outros estudos também sugerem que beber 3 a 5 xícaras de café por dia pode diminuir o risco de doença cardíaca, em comparação com o consumo de nenhum café em tudo ou mais de 5 xícaras por dia.

Embora a razão para isso ainda não é claro, pensa-se que o consumo de café pode melhorar o controle dos seus vasos sanguíneos sobre o fluxo sanguíneo, e que também beneficia as suas artérias, reduzindo a aterosclerose. 

Beber café pode inicialmente aumentar a sua pressão arterial, mas pensa-se que com o tempo o seu corpo desenvolve uma tolerância a este efeito de modo que os benefícios superam os riscos.

3. Ajuda a controlar os efeitos do Parkinson


Muitos estudos têm mostrado que o consumo de cafeína pode reduzir o risco de desenvolver a doença de Parkinson.

Um estudo mais recente em 2012 também sugeriu que uma dose diária de cafeína (o equivalente a consumir duas xícaras de café preto de 8 onças) pode ajudar a controlar movimentos involuntários de indivíduos que já têm a doença. 

Para obter os mesmos níveis de cafeína de beber chá você teria que beber cerca de 8 xícaras de chá preto preparado.

Portanto, como você pode perceber, os benefícios do café vão muito além de te garantir disposição, saciedade e mais facilidade para perder peso (vantagens já muito discutidas e tidas como conhecimento popular). Suas propriedades tão únicas são o início para a cura de muitas doenças, e quem sabe, com o avanço da medicina, ainda se descubra mais potenciais dentro desses grãos tão apreciados no mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário